ARTE E CULTURA


A arte do Panamá é o reflexo de uma mistura étnica muito interessante, que percebe-se em todas as expressões, dede o artesanato e o folclore, passando pela arquitetura, à música e a literatura.
O artesanato do Panamá é muito variado, incluindo trabalhos indígenas como os molas, têxteis, cerâmicas, máscaras e jóias, entre outras peças. Quanto ao folclore, é uma das expressões mais ricas artisticamente falando. Os bailes típicos são muito atrativos pelos seus trajes, como a Pollera que as mulheres usam, ricamente decorados, ou os Tembleques para os homens, com compridas camisas bordadas, calças erguidas até a canela e um chapéu caipira trançado em palha. Estes trajes podem ser vistos nos festivais e durante o Carnaval.
A música é muito variada, recebendo influências diversas segundo as regiões, salsa, calypso, jazz, reggae, heavy metal, clássica e etc.
Nas cidades existem vários museus onde pode-se apreciar a apaixonante cultura escondida por detrás de seus muros.
Os mais fascinantes espetáculos teatrais têm lugar no Centro de Convenções ATLAPA na cidade do Panamá. Existem, por outro lado, 28 salas de cinema. O primeiro filme panamenho foi "Quando morre a ilusão", filmado em 1949 e o primeiro colorido, "Ileana, a Mulher", do ano 1960.

2 comentários:

@021 disse...

Queria saber uma bebida típica de panamá

@021 disse...

Queria saber muito, e para um trabalho de escola...

Postar um comentário

Fotos